Domingo, 13 de Junho de 2021
(69) 992851851 - 993838164
Cidades RO

Prefeitura de Ouro Preto do Oeste inicia vacinação contra covid-19 em profissionais de saúde

A primeira pessoa a ser vacinada foi um motorista de ambulância de 74 anos. O município recebeu 600 doses da vacina.

23/01/2021 10h04
Por: Admin Fonte: Gazeta Central
Prefeitura de Ouro Preto do Oeste inicia vacinação contra covid-19 em profissionais de saúde

A Prefeitura da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) iniciou na manhã desta sexta-feira (22) a vacinação contra o coronavírus (covid-19). Esta 1ª fase do Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação teve como público-alvo os profissionais de saúde.

O primeiro servidor a ser vacinado foi o motorista de ambulância Leone Casagrande, que completa 75 anos no dia 18 fevereiro, mesma data que irá se aposentar. Ele foi escolhido como forma de reconhecimento pelos seus serviços prestados ao longo de sua carreira como funcionário público efetivo do município de Ouro Preto do Oeste.

A imunização foi realizada na Unidade de Saúde Bela Floresta, ao lado do Hospital Municipal Srª Laura Maria Braga, onde foi dado inicio à vacinação de todos os profissionais da rede pública de saúde, um total de 230 servidores. Foram vacinados médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, agente comunitários de saúde, recepcionistas, agentes administrativos, agente de limpeza, motoristas e coveiros.

De acordo com a Portaria Nº 13.492, de 22 de janeiro de 2021, não teve direito à vacina nesta 1ª fase os servidores que não estão em atividade, a exemplo dos que estejam de férias, licença-prêmio, licença por afastamento e licença médica, bem como os que já testaram positivo para covid-19.

Também foram destinadas nesta 1ª fase 60 doses para funcionários de três hospitais da rede particular em Ouro Preto do Oeste, sendo eles: Hospital Bom Jesus, Hospital Mater Dei e Hospital São Lucas. Foi respeitado a ordem de prioridade da vacinação: médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, motoristas de ambulância, técnicos de raio X e agentes de limpeza.

Outras 10 doses foram disponibilizadas aos funcionários de laboratórios de análises clínicas no âmbito do município: Laboratório Santa Clara, Laboratório Mater Dei, Laboratório Clinica Familiar, Laboratório Osvaldo Cruz e Laboratório Analisa ( P Belizário). Os 70 funcionários dos hospitais e laboratórios particulares selecionados para serem imunizados, também foram vacinados na Unidade de Saúde Bela Floresta.

De acordo com o responsável pela SEMSAU, Sidônio José da Silva, a aplicação da segunda dose desta 1ª fase está prevista para ocorrer entre 15 a 20 dias. Quanto à próxima remessa de vacinas, ainda não há previsão. Sidônio lembra que, mesmo depois de tomar a vacina, as pessoas deverão manter o isolamento social, usar máscara de proteção e higienizar as mãos com álcool gel 70%.

1ª fase (600 doses)

Nesta 1ª fase, o município de Ouro Preto do Oeste recebeu 600 doses da vacina contra covid-19, que será aplicada em duas etapas. A 1ª dose iniciou a imunização nesta sexta-feira (22) e a 2ª dose está prevista para se iniciar entre 15 a 20 dias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias