Nosso super mercado1
Brasil

Governo Bolsonaro ameaça tirar Brasil do Mercosul

Rondônia

23/10/2019 23h29
Por: Admin
Fonte: O OBSERVADOR

Porto Velho, RO -  Reportagem dos jornalistas Julio Wiziack e Fábio Pupo na Folha de S.Paulo informa que o governo Bolsonaro está ameaçando tirar o Brasil do Mercosul, bloco comercial dos países do Cone Sul da América Latina.

O pretexto para deixar o Mercosul é a eventual discordância com a redução de alíquotas de importação a serem praticadas pelo bloco dentro de quatro anos. Uruguai e Paraguai já fecharam com o Brasil em 80% dos mais de 10 mil itens negociados.  

Agora que o governo aprovou a reforma da Previdência, o ministro neoliberal da Economia Paulo Guedes se dedicará com intensidade ao plano de promover a abertura da economia.     

Porém, caso o Brasil concretize a ameaça de sair do Mercosul, pode surgir um impasse com a União Europeia, bloco com o qual o Mercosul acaba de assinar acordo de livre comércio. 

O governo já faz consultas para saber se o tratado valeria para o Brasil mesmo fora do Mercosul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.