Sexta, 15 de dezembro de 201715/12/2017
(69) 992851851 - 993838164
Nublado
22º
23º
26º
Ouro Preto do Oeste - RO
Erro ao processar!
Nosso b
BRASIL
MP denuncia 14 à Justiça no esquema dos diplomas falsos da Ciperon e Norte Educacional
Brasil
Admin Rondônnia - RO
Postada em 07/12/2017 ás 21h52 - atualizada em 07/12/2017 ás 23h52
MP denuncia 14 à Justiça no esquema dos diplomas falsos da Ciperon e Norte Educacional

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO e da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim apresentou denúncia decorrente dos fatos revelados nas investigações da Operação Apate.


Centro Integrado de Pesquisa e Educação de Rondônia e NORTE EDUCACIONAL LTDA ME, imputando-lhes a prática de crimes de falsidade ideológica, estelionato, crimes contra as relações de consumo e organização criminosa.
Segundo o apurado, a organização criminosa praticou um verdadeiro “estelionato acadêmico em massa”, com notório prejuízo à coletividade, de forma praticamente irreversível, através da prática de ilícitos relacionados à prestação de serviços educacionais fraudulentos. Para dar aparência de legalidade, a organização criminosa se utilizava, mediante pagamento, de outras entidades educacionais regularizadas pelo MEC para expedir a documentação solicitada pelos alunos ludibriados durante e ao final do curso. Como se não bastasse, a carga horária das disciplinas não correspondia ao mínimo exigido para os cursos e que sequer eram respeitadas as grades curriculares e ementas das disciplinas das instituições “parceiras”, até porque, por vezes, a organização criminosa iniciou cursos sem ao menos saber de que instituição adquiriria os diplomas para serem entregues ao final.


 


A Operação Apate, deflagrada em novembro de 2017, pela atuação do Ministério Público de Rondônia, desmantelou a mencionada organização criminosa instalada em 14 localidades deste Estado. Na ocasião, foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, 23 conduções coercitivas e 1 prisão preventiva, além da decretação de indisponibilidade de bens, obrigação de entrega de passaportes e proibição de se ausentarem do país

FONTE: MPRO
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

Publicidade

Facebook

Publicidade

Publicidade

Restaurante

Publicidade

Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Jair Bolsonaro
671 votos - 67.9%

Lula
208 votos - 21.1%

Marina Silva
67 votos - 6.8%

Aécio Neves
21 votos - 2.1%

Michel Temer
21 votos - 2.1%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium