Sexta, 15 de dezembro de 201715/12/2017
(69) 992851851 - 993838164
Chuva
22º
23º
27º
Ouro Preto do Oeste - RO
Erro ao processar!
Nosso b
GERAL
Governo de RO pede para Temer criar solução que evite entrada de armas e drogas pela fronteira
Brasil
Admin Rondônnia - RO
Postada em 10/10/2017 ás 18h57 - atualizada em 10/10/2017 ás 19h57
Governo de RO pede para Temer criar solução que evite entrada de armas e drogas pela fronteira


O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), pediu ajuda ao presidente Michel Temer para criar uma solução emergencial quanto a entrada ilegal de drogas, armas e munições no estado pela fronteira com a Bolívia. O encontro entre os políticos ocorreu em Brasília (DF), nesta terça-feira (10).




Na reunião, o governador de Rondônia defendeu a criação de um Fundo Nacional de Segurança Pública e do Conselho Nacional de Segurança Pública. O governador do Acre, Tião Viana (PT), também participou do encontro.




A ideia é que este órgão fique focado em idealizar ações emergenciais de combate ao narcotráfico, principalmente nos estados que compõem a região amazônica.




No encontro, entre os dois governadores e Michel Temer, ficou decidido que no dia 27 de outubro será feita uma reunião em Rio Branco (AC) para falar sobre esse reforço da segurança na fronteira.




A previsão é que a reunião tenha a participação de governadores do Brasil, Peru, Equador e Colômbia, além da presença de Michel Temer, do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), Rodrigo Maia (DEM-RJ), da Câmara; ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF) e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.




 



Fronteira frágil?



 




A entrada de armas e drogas pela região de fronteira tem se tornado frequente em Rondônia. Em maio deste ano, 11 pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF), através da Operação 'Las Chicas', por tráfico internacional.




Segundo investigações, duas mulheres comandavam as organizações e elas levavam cocaína da Bolívia para Rondônia e depois distribuíam o entorpecente para o Nordeste, Sudeste e Norte do país.







 

Operação Las Chicas foi feita pela Polícia Federal este ano (Foto: Polícia Federal/Assessoria)Operação Las Chicas foi feita pela Polícia Federal este ano (Foto: Polícia Federal/Assessoria)



Operação Las Chicas foi feita pela Polícia Federal este ano (Foto: Polícia Federal/Assessoria)






 



Outra grande ação contra o tráfico na fronteira foi em junho do ano passado, desta vez realizada pelo governo do estado, que na época contou com mais de 250 autoridades.




Na ocasião, armas de fogo, munições, caminhões e 20 quilos de mercúrio foram apreendidos.




A operação ocorreu em Guajará-Mirim (RO), Nova Mamoré (RO), Vista Alegre do Abunã (RO), Buritis (RO), São Miguel do Guaporé (RO), Costa Marques, Rolim de Moura (RO), Alta Floresta D'Oeste (RO), Rolim de Moura, Vilhena (RO) e Pimenteiras (RO).





Na época, a Secretaria do Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) afirmou que a grande extensão da fronteira do estado, com locais não habitados, são fatores que facilitam a ação criminosa.



FONTE: Jonatas Boni, G1 RO
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

Publicidade

Pastel
Facebook

Publicidade

Academia.

Publicidade

Restaurante

Publicidade

Expo s
Enquete
Se as eleições presidenciais do Brasil fossem hoje, em quem você votaria?

Jair Bolsonaro
671 votos - 67.9%

Lula
208 votos - 21.1%

Marina Silva
67 votos - 6.8%

Aécio Neves
21 votos - 2.1%

Michel Temer
21 votos - 2.1%

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium